Hoje vamos falar um pouco da novela das seis "Lado a Lado", que tem se mostrado ser uma excelente novela em muitos sentidos. É a primeira novela assinada por João Ximenes Braga e Claudia Lage como escritores principais.
Os dois já possuem experiência como colaboradores em outras novelas. Claudia trabalhou com Manoel Carlos em "Viver a Vida" e João trabalhou com Gilberto Braga em "Paraíso Tropical" e "Insensato Coração", a supervisão do texto é do próprio Gilberto Braga.
João e Claudia disseram que ser responsável por contar uma história é imensa. Ambos se surpreenderam com o elenco escolhido para viver seus personagens, a princípio não tinham um rosto para eles, e depois que souberam quem seriam ficou mais fácil escrever, tendo um rosto e uma voz, confessaram.
João e Claudia disseram que ser responsável por contar uma história é imensa. Ambos se surpreenderam com o elenco escolhido para viver seus personagens, a princípio não tinham um rosto para eles, e depois que souberam quem seriam ficou mais fácil escrever, tendo um rosto e uma voz, confessaram.
A novela é ambientada em um Rio de Janeiro no início do século passado, alguns anos depois da libertação dos escravos. Uma nova forma de regime de governo e sociedade estão engatinhando.
Os quatro principais personagens são Laura (Marjorie Estiano), Edgar (Thiago Fragoso), Isabel (Camila Pitanga) e José Maria (Lázaro Ramos). Uma amizade incomum pra época surge entre Laura e Isabel, uma negra, começa no dia do casamento das duas. Ambas vivendo situações opostas, enquanto Isabel está radiante pelo casamento, Laura não têm tanta certeza de que isso é a coisa certa a fazer, seu casamento esta sendo forçado por sua mãe Constância (Patricia Pillar), uma Baronesa que perdeu o título, e a família tudo que tinham com a mudança de regime de governo.
Infelizmente Zé Maria não consegue ir ao casamento, porque é preso enquanto defendia o cortiço onde moravam. Desiludida e pensando que tinha sido abandonada Isabel acaba caindo na lábia de Albertinho (Rafael Cardoso) irmão de Laura e filho de Constância, e acaba engravidando dele, pra seu desespero descobre o que aconteceu com Zé e é abandonada por ele, quando ele descobre sua gravidez.
Constância é uma mulher determinada a fazer qualquer coisa para proteger a honra da família e trazer de volta o dinheiro e o prestigio perdidos. Uma pessoa que não aceita o novo regime do país e que tem total repulsa pelos negros e o que eles representam.
Algumas de minhas cenas favoritas são as de capoeira, a plástica e a fotografia são simplesmente lindas! Com certeza a Capoeira é uma dança, perigosa mais uma dança.
O elenco é de peso, muitos grandes nomes estão presentes nessa história, que embora seja contada em 1905 trata de temas bem atuais como o racismo e a corrupção.
Retrata um pouco de como supostamente foi a vida dos negros depois de serem libertos, se eles ainda enfrentam preconceito hoje, imagine como era alguns anos após sua liberdade?
A corrupção infelizmente é uma doença que infectou o país desde o início de sua colonização, um mal que perdurá a anos, e que infelizmente não sabemos quando será extirpado de nosso meio.
Bjusss, Bjoksss, Bjõesss
0 comentários:
Postar um comentário